BLOG DO AVARETÉ

O Avareté é um coral independente, sediado no Rio de Janeiro.
A regência é do maestro Joaquim Assis, que o criou em agosto de 1977 com um pequeno grupo de amigos que gostavam de cantar juntos, inicialmente com o nome de Corinho.

Aqui no blog você vai conhecer um pouco mais da história do Avareté, trocar ideias, comentar apresentações e assuntos relacionados à Arte, mais especificamente à música e ao cantar.
Se você tiver material para a memória do Avareté e quiser compartilhar, pode enviar para nós.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Elevando o pensamento

Mensagem do Jorge Teixeira: Preclaras e Preclaros!
A missa da MALUZINHA será no próximo sábado, dia 02/06, às 17 horas, no Colégio São Vicente, rua Cosme Velho, 241, no Cosme Velho!

sábado, 26 de maio de 2012

Deixar voar

Jorge Teixeira nos enviou a mensagem sobre a querida Malu Cooper:

"Nossa querida MALUZINHA foi convocada pra reger o coral celeste. E foi cantando "Ah, se eu vou", do grande Lula Queiroga! Ela partiu, deixou para trás todo o sofrimento dos últimos tempos e, agora, estará linda, como sempre foi e será, ao lado do seus grandes mestres Tom Jobim e Villa-Lobos."

Se é assim, vamos deixá-la voar, vai com o carinho e a admiração do Avareté, aqui impresso em pequeno registro do Encontro de Corais do Avareté 2010 no IBC
Malu Cooper rege no IBC
coral Malu Cooper no IBC





domingo, 6 de maio de 2012

O Virtual, o Concreto e o Avareté na Rede Social

A vida na rede traz um balanço todo especial e como todos sabem, é preciso encontrar o equlíbrio para não dormir no ponto e cair sem querer... saber dormir em rede é uma arte, como já sabiam os antigos, afinados nesse saber.

Na rede virtual acontece um fênomeno interessante, que traz uma bela oportunidade para curtir, refletir e atuar.

Marcio Maracajah, que empresta sua bela voz de baixo ao Avareté, objetivando divulgar o coro, abriu uma página no Facebook (FB) chamada Avareté, que foi muito bem acolhida (tem atualmente 1708 membros), como um grupo aberto.

Como no FB, as pessoas que compartilham informações são nomeadas de "amigos", os componentes desse grupo seriam os amigos do Avareté. Os amigos do FB são bastante ativos e postam músicas, comentários, links interessantes.

Mas a partir daí surgiu um impasse, pois já existia no mundo concreto um grupo chamado "Amigos do Avareté".

O "Amigos do Avareté" tem sido fundamental para o trabalho desenvolvido pelo coral, pois além de prestigiar as apresentações e divulgá-lo boca a boca, o apóia financeiramente com uma pequena quantia anual.  É com esse suporte que o Avareté consegue manter monitores, sala de ensaio, organizar Encontros de Corais, enfim, viabilizar sua estrutura para encantar a todos.


Podemos considerar que o impasse criado é apenas um falso problema. Pois de cara, todos os amigos virtuais ou concretos, têm em comum o gosto pela música, pela arte e pelo encontro. E esse é um ponto fundamental para querer apoiar o Coral Avareté.

Aos concretos "Amigos do Avareté", o coral não se cansa de agradecer.
Solicitamos a esses Amigos com "A" maiúsculo, a compreensão e colaboração para lidar com um fenômeno próprio do momento em que vivemos, continuando a ser a verdadeira rede de apoio para o balanço do Avareté encantar a todos.

Talvez os amigos virtuais não tenham ainda ouvido o Avareté ao vivo, já que este costuma se apresentar no Rio de Janeiro,  talvez alguns nem conheçam ainda o Coral Avareté.

Mas já podem fazê-lo pelo link do programa Som Vocal    http://radiomec.com.br/novidades/?p=27063     logo após a vinheta do programa apresentado Marina Barreto, vem o Avareté cantando pontuado pela entrevista com o maestro, Joaquim Assis.

Fica então uma sugestão para os amigos do FB, ouçam, curtam, e juntem-se a este maravilhoso grupo que atua muito concretamente, o "Amigos do Avareté", caso ainda não façam parte dele... 

Para ter mais informações sobre como apoiar o Avareté, o melhor caminho é escrever para joaquim_assis@terra.com.br       (Joaquim Assis não é do FB, embora tenha sido gerada uma página para ele por ser pessoa "pública")